sábado, 4 de setembro de 2010

Avanço Tecnológico x Irresponsabilidade Ambiental

Recentemente li uma matéria da revista INFO sobre o Raio X do notebook, falando sobre o processo de reciclagem desses equipamentos, e do alto grau de periculosidade e tecnologia utilizado no processo de reaproveiamento das peças.
O que me chamou mais atenção é o fato de existir equipamentos no mercado que utilizam essas peças reaproveitadas, no entanto isso não gera uma redução no preço dos produtos finais, como é o caso do notebook citado nesta matéria, de agosto de 2010, cujo preço é de nada mais, nada menos que (PASMEM) R$2099,00.



O que me leva a entender que as empresas que os fabricam, lucram duas vezes nesse processo. Já que o ato de reciclagem dos equipamentos velhos é uma prática de alto risco e que depende de equipamentos industrias, onde na maioria das vezes é fornecido por eles própios, e o produto oriundo dessa reciclagem é vendido para...
Vocês devem estar se perguntando onde entra a irresponsabilidade ambiental nessa história? Então, os fabricantes poderiam, mas não fazem, fabricar seus novos modelos baseados na tecnologia ECO, mas é muito mais vantajoso, para eles, vender por maior preço o reaproveitamento de peças "OUT-ECO" (inventei ese termo, eu acho). Daí a irresponsabilidade ambiental neste caso.

4 comentários:

  1. Essa é uma boa pauta para um debate!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vixe... Não sabia disso!
    Mas não é de se admirar... hoje em dia, tendo em vista este mundo capitalista em que vivemos, o que importa mesmo é o lucro e mais nada!Pelo que eu entendi Ane, eles utilizam peças reaproveitadas e em vez de diminuir o preço, pelo contário, os dobram!
    Realmente é como citei acima, eles estão muito mais preocupados com o lucro. E o meio ambiente pelo visto também sofre com essa situação... é uma vergonha!
    Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a sustentabilidade é também produto do capitalismo, pois enquanto muitos pobres catavam latinhas para ter o que comer em um dia de suas vidas, em nossa sociedade ainda não era dada muita importânica para a sustentabilidade. Mas qdo grandes aglomerados econômicos se interessaram por esse nicho, cada dia é maior o número de produtos ou ações que bem trabalhados na mídia passam a agregar valor a nossa sociedade que se diz "sustentável".

    ResponderExcluir